PRECISAMOS FALAR DE RACISMO
Apesar de vivermos num país miscegenado, ainda vemos inúmeros casos de preconceito racial. Nossos ancestrais foram colonizados por homens brancos, mas tinham pele parda. Mesmo sabendo disso, parte da nossa sociedade ainda insiste em carregar preconceitos e tradições escravocratas. Mas o que é intrigante é que: se o ser humano é o único animal racional, porque sua mente permanece sendo tão pequena e medíocre a ponto de odiar alguém unica e exclusivamente pela cor da pele ???
Uma coisa que acredito é: não existe racismo reverso. Porque o fato de alguém ser branco não faz com que as pessoas olhem com estranhamento, não faz com que as pessoas escondam seus pertences por achar o individuo suspeito e em toda a história sempre vimos homens brancos em ascensão e sendo privilegiados de inumeras formas. Portanto, não creio que seja válido considerar o racismo reverso existente quando sabemos que em toda a história o homem negro sofreu e continua sofrendo. A Abolição da Escravatura libertou o negro de seus senhores, mas não o livrou dos preconceitos que viriam a seguir. Portanto, foi marginalizado e segue sendo até hoje. Por mais que tenhamos diversos exemplos de líderes e influentes personalidades negras, o individuo que é racista permanece com suas ofensas, com seu tom de superioridade e ainda se acha no direito de agir de tal forma. Tudo isso em pleno século XXI, em plena era da informação, um momento onde as pessoas deveriam evoluir, mas parece que quanto mais os anos passam mais retrocedem e isso além de triste é preocupante.
Com tudo isso, percebemos que comportamentos errados se passados de geração em geração podem se enraizar tanto ao ponto de criarem consequências irreversíveis e marcas que não podem ser apagadas. Então, nós, como seres humanos providos de consciência temos como dever combater ao máximo esse tipo de comportamento, para que assim a história de ódio que marcou séculos passados, não se repita.